Entre em contato: 11-3151-3626 contato@managerempresarial.com.br

Confira algumas dicas para perder o medo de falar em público e fazer bonito nas apresentações

 Saber falar bem em público é uma competência indispensável para profissionais que desejam ter sucesso na carreira. Mas se você faz parte daquela parcela de indivíduos que não nasceram dominando a arte da oratória e fica com aquele friozinho na barriga e nervosismo só de pensar em se apresentar para um público, saiba que existem algumas técnicas que podem te ajudar a desenvolver essa habilidade,  auxiliando a fazer bonito nas suas apresentações. Confira.

 

Planeje com antecedência

Dominar bem o assunto tratado é fundamental para qualquer orador, por isso procure sempre planejar e estudar o tema da apresentação com antecedência.  Não é nada agradável passar insegurança ou desinformação sobre o assunto que você é responsável por levar a um determinado público.

 

Pratique sempre

Uma outra dica é separar um tempinho antes da apresentação para praticar. Esse exercício ajudará a fixar o conteúdo e a autoconfiança. Uma apresentação fresca na cabeça diminuirá a ansiedade e você passará mais segurança durante sua fala.

 

Tenha noção do tempo

Não adianta nada você preparar 1 hora de fala, se só terá 30 minutos disponíveis e acabar passando apuros tentando não extrapor no seu limite de tempo. O contrário, falar muito menos que o esperado, também não é bem visto pelo público. Ambas as situações mostram um despreparo por parte do profissional que fala.  Já imaginou que desagradável atrasar a vez de outras pessoas falarem ou um evento todo? O ideal é que a apresentação discorra de forma equilibrada, por isso se atentar ao relógio é importantíssimo.

 

Use os recursos a seu favor

Muitas pessoas temem o famoso branco durante uma apresentação e as ferramentas audiovisuais, como os projetores são um ótimo recurso para ser usado para evitar esse probleminha, afinal ter um power point montado dará um apoio ao seu discurso.

Mas saiba usar essa ferramenta com prudência, algumas apresentações graças ao excesso de texto nos slides acabam se tornando monótonas. Já ouviu a expressão: “Uma imagem vale mais que mil palavras”? Então, trabalhe mais comunicar seus slides com imagens e o mínimo de texto possível. Guarde seus textos para serem comentados durante a palestra. Infográficos, por exemplo, são sempre bem-vindos pois ajudam na assimilação de informações.

Outra dica é não leia o slide, isso pode colocar em questionamento se você domina mesmo o assunto que está sendo apresentado. O texto do slide servirá sempre como complemento ao que você fala.

 

Interaja com a plateia

Uma boa forma de diminuir um pouco a pressão na hora de lidar com a plateia é trazê-la para mais perto de você. Uma apresentação não precisa ser o tempo todo um monólogo, você pode interagir com as pessoas, seja levando perguntas ou até mesmo com dinâmicas.

 

Faça uso do Storytelling

Storytelling nada mais é do que a capacidade de contar uma história de maneira humanizada, cativante e envolvente. Um bom storytelling ajuda a criar um vínculo maior com o público, fazendo com que ele se identifique e até se emocione com aquela narrativa.