Entre em contato: 11-3151-3626 contato@managerempresarial.com.br

Com que frequência você é convidado para participar de eventos corporativos? Será que você está se comportando de maneira adequada nessas ocasiões? Tudo isso vai dizer muito sobre o profissional que você é. O conhecimento e a prática das regras que regem o comportamento no mundo dos negócios podem trazer ótimos benefícios para a carreira e pensando nisso preparamos 5 dicas de etiqueta empresarial que podem te ajudar a transmitir uma boa impressão e evitar gafes em eventos corporativos.

 

Não chegue atrasado

A pontualidade é essencial para a construção de uma imagem, pois é uma forma de expressar a importância que cada compromisso tem para você, assim como o respeito que você tem pelas pessoas que estão envolvidas com o evento que será realizado.

Embora imprevistos possam acontecer com qualquer um, não faça do atraso um habito.  Você não quer ser aquele profissional que tem fama de sempre se atrasar, não é mesmo? Ser pontual demonstra que você é uma pessoa organizada e que sabe gerenciar seu próprio tempo.

 

Leia o programa

A maioria dos eventos corporativos, seja uma rodada de negócios ou uma conferência, por exemplo, costumam disponibilizar aos seus convidados um programa sobre o evento com informações primordiais.

Prestar atenção aos detalhes ali descritos podem evitar perguntas obvias, como “O que irá acontecer depois disso? Quem irá palestrar? Qual tema será abordado?” e você seja visto como uma pessoa perdida.

 

Saiba a hora de falar e o que falar

Saber a hora certa de falar e o que falar são fundamentais em eventos corporativos. Sendo assim, evitar conversas paralelas, mesmo que seja sobre um assunto referente ao evento, pois além de ser falta de educação, atrapalha e tira a concentração das outras pessoas. E principalmente, não desconcentre as pessoas com opiniões e assuntos que não são pertinentes.

Se durante a ocasião for aberto um espaço para dúvidas, procure não fazer perguntas consecutivas, deixando os outros participantes sem oportunidade de também falar.

 

Cuidado com o celular

Ficar o tempo todo conectado no celular, trocando mensagens, atendendo ligações ou em redes sociais não é bem visto em eventos corporativos. É certo que nos dias atuais é muito difícil se desligar completamente do celular, mas é importante saber usar esses recursos com moderação e discrição.

Vale lembrar, deixe sempre o aparelho em modo silencioso, é muito desagradável quando um celular toca em eventos como rodadas de negócios, seminários e palestras, pois além de interromper quem fala, também tira a atenção de quem ouve.

 

Hora do coffee break ou coquetel

Uma dica é vá alimentado para o evento e como e beba com bastante moderação. Esse momento pode ser uma oportunidade interessante para interagir com os outros convidados, trocar informações e quem sabe até aumentar o seu networking, então pense sempre no lado profissional e não use a hora do coffee break ou coquetel para encher a barriga.

Por Karla Oliveira