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Manter o cliente pode ser mais importante do que conquistar um novo. Saiba mais

 Por Karla Oliveira

Dominar a arte de fidelizar clientes é um dos fatores fundamentais para empresas que almejam prosperar nos negócios, afinal eles são um verdadeiro investimento. Você sabia que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo? Pois é, eles são um verdadeiro investimento.

Na semana em que se comemora o Dia do Cliente, a Manager Empresária preparou dicas essenciais que podem te ajudar a desenvolver uma estratégia para fidelizar seus clientes.

 

Conheça bem o perfil do cliente e entenda suas necessidades

O primeiro passo para a fidelidade a longo prazo é estar atento às características pessoais do seu cliente. Sendo assim, é importantíssimo adotar uma postura prestativa e proativa, ou seja, que escuta, mapeia e propõem soluções alinhadas as necessidades do cliente.

Seja franco, pergunte o que ele procura. Ter conhecimento das preferências individuais de seus clientes te possibilitará saber o que eles precisam e ofertar de uma maneira que não poderão recusar. Dessa forma você deixa de apresentar apenas um produto ou serviço e passa a oferecer verdadeiras soluções personalizadas.

Cumpra sempre com o acordado

Antes de buscar superar as expectativas dos clientes é indispensável que você cumpra sempre com o que foi acordado e prometido. Entregar no prazo certo e entrar em contato quando combinado são exemplos de atos simples e que atribuem muito valor a sua empresa, pois reforçam sua preocupação e comprometimento com o cliente.

Tenha em mente que clientes frustrados podem gerar uma má reputação a uma empresa, afastando até futuros clientes. Por isso, as referências são diferenciais e, muitas vezes, influenciam a decisão de compra e criam oportunidade de novos negócios.

 

Saiba lidar com as reclamações

Fazer uma reclamação e não obter um retorno pode fazer com que sua empresa perca de vez um cliente. Sendo assim, busque sempre dar uma resposta da forma mais rápida possível para as reclamações que recebe, agindo dessa maneira você demonstra preocupação com a situação e que está disposto a resolvê-la.

É indispensável acompanhar a reclamação ou problema até o desfecho e certificar-se que o caso foi solucionado e o cliente saiu satisfeito.

Também procure agradecer ao cliente pela reclamação realizada, dessa forma você mostrará que está trabalhando para melhorar os seus serviços, reforçando a confiança e segurança em sua empresa.

 

Desenvolva programas de relacionamento com vantagens

O cliente precisa se sentir importante e ver que possui benefícios em ser fiel a você. Para isso, invista em programas de relacionamento com vantagens.

Você pode oferecer descontos, promoções, cupons e brindes personalizados, além de também antecipar lançamentos e disponibilizar um conteúdo especial, como newsletters exclusivas. Focar em datas comemorativas, como data aniversário, dia das mães/pais, natal e entre outros são uma ótima estratégia para cativar os clientes. Os custos compensam já que o cliente oferece lucros.

 

Consultoria personalizada Manager Empresarial

Você quer saber mais estratégias para fidelizar clientes? A Manager Empresarial pode te ajudar. Entre em contato conosco e agende uma consultoria personalizada.

A consultoria empresarial é um elo que liga sua empresa ao mercado de oportunidades, novidades e crescimento, buscando o equilíbrio ideal para o desenvolvimento de novas práticas e aperfeiçoamentos.